banner1

A equipe da associação Pode Crer está participando do curso Curso de Atualização em Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em crack e outras drogas  do CRR-UFSCar buscando aprimorar a metodologia de trabalho.  Grande parte da equipe já é formada neste curso, contando com a participação de Lucas Souza enquanto aluno. Além dessa participação no curso, a Pode Crer está representada por Marta Meirelles, presidente da associação, como tutora e professora.

O CRR-UFSCar-Sorocaba é um dos Centros Regionais de Referência brasileiros de formação permanente, aprovados pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD), como parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado pelo Governo Federal no final de 2010. É vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação, do Centro de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Sorocaba. Visa contribuir no aprimoramento técnico dos profissionais das diversas áreas que atuam na atenção aos que fazem o uso prejudicial de drogas.

O Centro é sediado no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) do campus de Sorocaba da UFSCar. Na primeira edição dos cursos oferecidos, em 2012, o CRR disponibilizou 300 vagas para diversos cursos, tendo 251 concluintes (83,6% dos que os iniciaram). Na segunda edição dos cursos, ainda em andamento (iniciada em 2014 e com previsão de término em junho de 2015), foram disponibilizadas 600 vagas.

O CRR-UFSCar-Sorocaba tem um caráter multicêntrico e seu surgimento e desenvolvimento é fruto do trabalho coletivo de professores de diversas IES (Instituições de Ensino Superior) de Sorocaba e região e de profissionais que atuam nas redes de atenção integral aos usuários de crack e outras drogas. Integram esse projeto, além da instituição-sede (UFSCar), a  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por meio do Centro de Ciências Médicas e Biológicas (Sorocaba), a Universidade de Sorocaba (UNISO), a ONG Lua Nova e a ONG Pode Crer

A existência do CRR em Sorocaba e região justifica-se por uma série de fatores em esfera regional:

– os problemas sociais associados ao uso problemático de drogas na região e as demandas de tratamento pautadas por critérios técnico-científicos.

– o aumento da rede de serviços de saúde e na área de assistência social que prestam assistência direta ou indireta ao usuário de drogas e seus familiares.

– a capacitação atual insuficiente dos profissionais destas redes para compreender adequadamente e intervir neste campo, o que se deve, dentre outros motivos, à falta de formação profissional adequada.

– o fato da região de Sorocaba ter um dos menores IDH (índice de desenvolvimento humano) do Estado de São Paulo.

– a necessidade de desenvolvimento de uma formação na área de saúde mental comprometida com os ideais da reforma psiquiátrica em uma região em que ainda predomina o modelo hospitalocêntrico.

Os cursos do CRR-Sorocaba tem como proposta metodológica a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), proposta ativa e problematizadora no campo do ensino/aprendizagem e utilizada de forma exitosa em cursos da UFSCar e da PUC de Sorocaba. O referencial teórico e a proposta metodológica do Centro buscam enfatizar a questão dos Direitos Humanos dos usuários de drogas no contexto da formação permanente dos profissionais envolvidos em seu atendimento.

Fonte: CRR-UFSCar

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>