14329939_1302227486456462_7197508398463452948_n

O Concurso de Seleção de Projetos Sociais (ConSePS), iniciativa realizada desde 2007 pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), chega à sua décima edição!

Originalmente focado em projetos apresentados por entidades de assistência social, em sua oitava edição, que ocorreu em 2014, o ConSePS inovou e transformou a sua forma de selecionar e premiar as organizações da sociedade civil de Sorocaba e Votorantim que se candidataram ao concurso, ampliando seu escopo para a seleção e o apoio a organizações sociais, com foco em contribuir para a expansão do impacto de suas ações.

Em sua décima edição o ConSePS Facens 2016 trará novas contribuições para o crescimento e desenvolvimento das organizações sociais.

O objetivo do ConSePS é selecionar organizações sociais que realizem atividades relevantes nos municípios paulistas de Sorocaba e/ou Votorantim e contribuir para que tenham a inspiração e capacidade de ampliar o impacto de suas ações, gerando assim maiores benefícios ao seu público alvo e comunidade e inspirando o empreendedorismo social para a construção de uma sociedade mais justa.

A importância para a Pode Crer

O ConSePS significa para a Associação Pode Crer uma otimização do que já tínhamos como pontos muito fortes, como a estratégia em Redução de Danos e Abordagem Humanizada: Acolhimento, Trocas e Vínculo. Ele nos convidou a aprimorar a gestão do que fazemos, nos auxiliando a entendermos de maneira unificada quem somos, porque existimos e onde realmente queremos chegar.

Essa capacitação de despertar contínuo faz com que amadureçamos algo que o Terceiro Setor no Brasil ainda está um pouco defasado, que é a visão estratégica das ações, uma vez que a Assistência deriva sim do Assistencialismo e desconstruir essa cultura e profissionalizar cada segmento do que fazemos enquanto ONG e enquanto Rede é o ponto chave para nos fazermos entender e multiplicar nossos impactos sociais.

Como está sendo?

O ConSePS Facens 2016 está sendo dividido nas seguintes etapas:

– Capacitações e imersões, de 31 de agosto a 24 de outubro: Serão 56 horas de capacitaçõesvoltadas para a realidade do setor social e adaptadas às necessidades das organizações sociais, a saber.

  • 16 horas de capacitação em Planejamento Estratégico;
  • 24 horas de capacitação em Gestão de Projetos Sociais pela metodologia certificada internacionalmente PMD Pro1 (Project Management for Development);
  • 16 horas de capacitação em Captação de Recursos.

– 32 horas de imersões para lideranças que serão espaços de troca, reflexão aprofundada e envolvimento das lideranças das organizações para fomentar as mudanças necessárias, com os seguintes temas a serem trabalhados: Expansão de impacto, formação e gestão de equipes de alta performance, alinhamento de missão pessoal e organizacional, formação de lideranças e sucessão, identificação de possibilidades de expansão de impacto e desenvolvimento e implementação de plano de mudanças;

– Pesquisa para diagnóstico organizacional, de 31 de agosto a 17 de novembro: pesquisa que tem como objetivo diagnosticar o grau de maturidade da organização em 12 áreas de gestão diferentes: identidade organizacional, estratégia, gestão e captação de recursos, valores organizacionais, aprendizado e inovação, equipe de liderança, conselho, equipe, voluntários, comunicação, estrutura organizacional e processos.

– Elaboração do plano de mudanças e Premiação, de 25 de outubro a 28 de novembro: após as capacitações, as organizações que cumprirem os critérios de participação poderão apresentar um plano de implementação dos conhecimentos adquiridos, que aponte as mudanças que serão implementadas e seu impacto esperado. Os três planos mais consistentes e alinhados com os objetivos do ConSePS poderão receber um investimento de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

– Acompanhamento do investimento financeiro, de 29 de novembro de 2016 a 31 de dezembro de 2017: as organizações selecionadas para receber o investimento de R$ 15.000,00 serão acompanhadas periodicamente para avaliação de seu progresso.

Fonte: http://consepsfacens.wixsite.com/conseps

Comments

comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>