A Associação Pode Crer tem como objetivo geral acolher pessoas em situação de rua que se encontram em vulnerabilidade social para que adquiram competências básicas para o seu desenvolvimento pessoal visando a inserção social e diminuição das condutas de risco e suas consequências.

Para isso, temos também como objetivo desenvolver uma proposta de atenção, prevenção e redução de danos, criando um espaço de autonomia e de protagonismo no processo de transformação pessoal e sócio-comunitário, melhorando suas condições de vida e sua relação com a comunidade.

Breve História

O Projeto iniciou as atividades em maio de 2008 por iniciativa de Marta Meirelles, Vilma Lucia Carmona Gonçalves e Sergio Leão Bálsamo, que já vinham de outras experiências de redução de danos, tratamento comunitário e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e uso abusivo de drogas. A principal motivação foi oferecer um espaço de livre acesso a pessoas que estavam em situação de rua e não logravam acessar aos serviços da rede de saúde e assistência. Numa garagem na região central de Sorocaba, com poucos recursos estruturais, mas uma equipe especializada, foi implantado o projeto Drop In que realizava a escuta, orientação, acompanhamento e oferecia algumas outras atividades ocupacionais para os participantes. Enquanto isso, era formada uma equipe de estudantes das áreas de psicologia e serviço social que realizava as atividades de Redução de Danos nas ruas, complementando o Drop In. Devido aos resultados, ao forte reconhecimento pelo público alvo e rede de atenção, foram realizadas parcerias com o programa Municipal de DST/AIDS e posteriormente com a Secretaria de Assistência Social.

Missão

Contribuir para a melhoria das condições de vida de pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas visando a redução de danos sociais e de saúde.

Visão

Ser referencia metodológica na atenção às pessoas que se relacionam de forma problemática com as drogas, para influenciar o mundo rumo a uma realidade livre de preconceitos e que garanta os direitos humanos.

Valores

• Respeito
• Sinceridade
• Igualdade
• Superação
• Empoderamento
• Emancipação
• Ética
• Cidadania

Objetivo

Através da redução de danos, do acolhimento, da escuta e das atividades socioculturais, acreditamos que pessoas em situação de vulnerabilidade decorrentes do uso abusivo de drogas poderão alcançar mudanças nos seu status social, fomentando a autoestima, a autonomia e exercício de suas potencialidades.